A PRESENÇA DO AZULEJO NO COMÉRCIO PORTUENSE

Que Portugal é o “país dos azulejos” nós sabemos. Porém, é curioso ver que aqui, antigamente, muitas lojas mandavam fazer azulejos especiais para usar como letreiros em suas fachadas. No Porto, ainda muitas lojas destas se conservaram, e continuam de portas abertas.

Além da vocação decorativa, os azulejos em Portugal também possuem vocação funcional. Segundo Sandra Araújo de Amorim, em seu trabalho “Contributos para o estudo do azulejo publicitário“, o azulejo começou a ser utilizado pelo comércio a partir do século XIX, mesma época em que nascia o movimento da Arte Nova (ou Art Nouveau), o qual, na época, influenciou diretamente a estética dos azulejos publicitários com suas cores vibrantes, muito ornamento e movimento. Deste então, outros estilos também foram utilizados nas fachadas de azulejo, como por exemplo o Art Deco, mesmo que em menor escala.

Mas que tipo de fachada é essa? Bem, estamos falando de painéis de revestimento feitos sobre encomenda que eram pintados à mão e adaptados aos espaços oferecidos nas fachadas de lojas e estabelecimentos comerciais, dentre os quais alguns perduram até os dias de hoje e são tratados quase como obras de arte, tamanha sua beleza e originalidade.

” Os estabelecimentos comerciais receberam letreiros e painéis figurativos e ornamentais que serviam para anunciar as próprias lojas e a especialidade de produtos ou serviços aí vendidos. Era uma forma de atrair a atenção dos clientes, bem como um sinal de modernidade e, assim, animavam-se as frontarias, tirando partido das potencialidades plásticas do azulejo: a cor, a forma, a textura, o desenho, o brilho.” (AMORIM, 2003)

As soluções de aplicação de azulejo na publicidade são muito diversificadas. Algumas indicavam só o nome da casa, com pouco ou nenhum ornamento (Foto 7), outras indicavam data de fundação, nome do proprietário ou mesmo os produtos lá oferecidos, tando em forma verbal quanto visual e, em alguns casos, esses produtos eram representados interagindo com figuras humanas (Foto 3).

Fotografei algumas destas fachadas que encontrei aqui no Porto. Pude perceber que, apesar de terem se passado anos desde sua fabricação, as cores destas peças continuam vivas até hoje, e há forte predominância do azul, amarelo, vermelho e verde, além do preto e do branco. Dentre as fachadas que fotografei, a principal influência é a Art Nouveau, facilmente identificada em Deposito de Sola e Cabedais Vieira da Silva (Fotos 1 e 2), na A Pérola do Bolhão (Foto 3) e no Grande Bazar do Porto (Foto 4).

Percebe-se também que,mesmo nos locais onde os estabelecimentos originários das fachadas de azulejo não existem mais, as novas lojas muitas vezes mantém os azulejos antigos, preservando desta forma a identidade do Porto, dando valor artístico e histórico a este estilo que tanto marcou o comércio portuense, como no caso do prédio da antiga loja de brinquedos chamada Bazar dos Três Vintens que hoje pertence à loja Lefties, (Fotos 5 e 6).

Foto 1: Depósito de Sola e Cabedaes Vieira da Silva

Foto 2: Depósito de Sola e Cabedaes Vieira da Silva

Foto 3: A Pérola do Bolhão

Foto 4: O Grande Bazar do Porto

Foto 5: Bazar dos Três Vintens

Foto 6: Bazar dos Três Vintens

Foto 7: Restaurante Abadia do Porto

Endereços:

Deposito de Sola e Cabedais Adriano Vieira da Silva Lima e C.ª: Rua do Atneu Comercial do Porto, 45

A Pérola do Bolhão: Rua Formosa, 279

Grande Bazar do Porto: Rua Santa Catarina, 198

Bazar dos Três Vintens: Rua  de Cedofeita, 92

Restaurante Abadia do Porto: Rua Atneu Comercial do Porto, 22-24

Anúncios
Comments
2 Responses to “A PRESENÇA DO AZULEJO NO COMÉRCIO PORTUENSE”
  1. Lucia disse:

    Paula, que ótimo post, melhor ainda com as indicações de endereços!!! Lucia

  2. Boa referência! Muitas dessas fachadas são lugares que eu passo todo dia e nem percebo :)

    é legal isso que eles fazem de conservar e manter as antigas fachadas, dando, muitas vezes, lugares a lojas novas, assim eles preservam a história do local, e dão um pouco de cor a essa cidade :)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: