A PRESENÇA DO AZULEJO NO COMÉRCIO PORTUENSE (2)

Ainda falando sobre a presença do azulejo no comércio do Porto (ver A Presença do Azulejo no Comércio Portuense), percebi mais uma utilização destas peças: o “azulejo publicitário”. Eu que moro a vida toda no Brasil nem sonhava que isso existia. Imagine utilizar azulejos para atender à mesma função de um banner ou um outdoor? Pois é, aqui no  Porto isso acontecia, assim como em todo Portugal. Hoje em dia não se utiliza mais desses meios, mas, algumas dessas peças perduraram e eu acabei encontrando duas aqui no Porto, sendo que, uma delas, apesar de transparecer sua antiguidade devido à sua degradação, atende o seu propósito até hoje, visto que o estabelecimento comercial ao qual ela pertence ainda está na ativa.

Estou falando de uma frase escrita com azulejos com os dizeres: “O Melhor Café é o da Brazileira” (Foto 2) que vi logo que cheguei no Porto, no final de setembro de 2011. Lembro-me ter achado interessante, porém, não tinha noção do que aquilo estava fazendo ali, sozinho em um muro sem nada que indicasse algum ponto comercial ou algo do tipo.

Passou algum tempo, e em uma noite que caminhava pela Rua Sá da Bandeira, vi um café muito suntuoso, intitulado “A Brasileira” (Foto 1). Lembrei-me na mesma hora do muro que já tinha visto perto da minha casa e percebi que os tais azulejos serviam para divulgar aquele café. Através de pesquisas, encontrei um artigo de Sandra Araújo de Amorim, intitulado “Contributos para o estudo do azulejo publicitário“. A autora, de nacionalidade portuguesa e residente no Porto,  conta que antigamente os azulejos também foram usados para a criação de anúncios, além das aplicações nos estabelecimentos comerciais, e o conteúdo destes azulejos remetiam a marcas de produtos a venda no mercado.

Segundo Maria Teresa Castro Costa, em “Os Cafés do Porto“, no caso de A Brasileira (café que data de 1903), a propaganda apresentando o slogan “O melhor café é o da brasileira” foi espalhado, na época, por toda a cidade e pelo país ao longo de estradas e vias férreas, o que acabou por chamar muitos clientes para o estabelecimento.

É interessante observar isto, pois vemos que desde aquela época havia a preocupação com a divulgação do estabelecimento que, a título de curiosidade, pertencia a Adriano Telles, um português que morou anos no Brasil e dedicou-se ao plantio do café nas nossas terras, retornando depois a Portugal e abrindo as portas de A Brasileira, um dos cafés mais estimados daqui.

A segunda e a terceira fotografia pertencem ao outro exemplo que encontrei. Oliva é uma marca portuguesa de máquinas de costura. Não encontrei indicações de que prédio é aquele que a publicidade está fixada (Foto 3), o qual está bastante prejudicado pelo tempo, muito menos o ano em que ela foi feita. Imagino que ali mesmo deveria ser o local onde vendiam estas máquinas, ou, assim como acontece em A Brasileira, a publicidade pode ter sido colocada em outro lugar(Foto 2) qualquer que tivesse visibilidade para divulgar o produto.

Percebemos que na propaganda de A Brasileira, são utilizados apenas o preto e o branco de forma simplificada, com o intuito de somente divulgar seu slogan, enquanto que na propaganda da Oliva o tratamento é mais complexo. Nela se utilizam muito mais cores e a marca aparece logo abaixo dos dizeres “máquina de costura de Portugal”. Além disso, as nove figuras humanas que aparecem em seu topo estão vestindo diferentes trajes que, segundo Amorim, são roupas típicas de vários lugares do país.

 

Foto 1: A Brasileira – Rua Sá da Bandeira, 75

Foto 2: Slogan – Rua de Ricardo Jorge, s/n

Fotos 3: Local de afixação do Azulejo Publicitário da Oliva – Rua do Loureiro, 28-26

Foto 4: Azulejo Publicitário da Oliva – Rua do Loureiro, 28-26

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: