CADÊ O NOME?

Por acaso você já viu algum estabelecimento comercial sem nome? Se sua resposta for sim, e por isso você pensar que este post não é interessante, imagine então uma cidade com vários estabelecimentos comerciais que simplesmente não se preocupam com a identidade.

Pois é, no Porto tem isso. A prática é costumeira, cultural. É evidente que aqui, a diferenciação através de uma identidade visual não é de todo preocupante. Estas casas comerciais acabam por se identificar somente através das suas vitrines, e suas localizações são referenciadas, além dos números, pela rua e pelas outras lojas que se encontram ao seu redor.

E é estranho pensar nisto, pois a identidade visual é uma ferramenta realmente importante ao comércio, elas são as “Características de uma empresa que definem quais qualidades são sinônimos do seu nível de serviço, da sua natureza inovadora ou da sua forma de fazer negócios. Uma marca é a expressão ou a presença dessa identidade no mercado e pode ser utilizada para criar uma identidade exclusiva” (Ambrose; Harris, 2009, p.139).

Fotografei alguns exemplos para mostrar aqui. As cinco primeiras fotos são de fachadas que não têm nenhuma marca ou nome. Já as duas últimas possuem identidade, porém, ainda é perceptível a falta de preocupação com a visibilidade, já que suas marcas são extremamente pequenas e muitas vezes são ofuscadas pelas próprias vitrines.

Foto 1: Travessa da Cedofeita, s/n

Foto 2: Rua da Cedofeita, 176

Foto 3: Rua da Conceição, 45

Foto 4: Travessa da Cedofeita, 40

Foto 5: Rua de Cedofeita, 414

Foto 6: Rua do Almada, 291

Foto 7: Rua da Galeria de Paris, s/n

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: